Notícias

04.10.2022

Supermercado obtém decisão favorável para afastar PIS/Cofins sobre descontos e despesas com frete

A 3ª Turma do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu que as bonificações e os descontos obtidos na aquisição de mercadorias por parte de uma rede de supermercados não geram a incidência de PIS/Cofins. A decisão pode ser utilizada como precedente para mais estabelecimentos do ramo.

Além disso, determinou, em decisão inédita ao setor de comércio, que é possível o creditamento de PIS/Cofins sobre as despesas com frete de produtos que circulam entre estabelecimentos do mesmo grupo econômico.

No tocante aos descontos e bonificações, conforme determinado pela maioria dos conselheiros, tais vantagens têm natureza de recuperação de custos, não de receita, requisito fundamental para a incidência dessas contribuições. Assim sendo, afastou-se a incidência de PIS/Cofins no caso comentado.

Já quanto aos créditos de PIS/Cofins relacionados aos custos de frete entre estabelecimentos do mesmo grupo, trata-se de posicionamento favorável do CARF antes observado apenas para as indústrias. Portanto, pode-se considerar a presente decisão (que se encontra no processo 10480.722794/2015-59) como inédita e benéfica para o setor de supermercados, servindo de base jurídica para novas ações e para as que já tramitam.

Dessa forma, tanto a exclusão de PIS/Cofins sobre descontos na aquisição de produtos quanto o crédito dessas contribuições sobre os custos de frete representam paradigmas muito favoráveis para milhares de estabelecimentos comerciais mercadistas, tornando interessante a via judicial com o intuito de recuperar o crédito tributário.

O escritório Graça Advogados, por meio de sua equipe tributária especializada, realiza essa e outras ações para os mais diversos contribuintes.

 

Contribuinte e empresário:

Ficou com dúvidas ou tem interesse em saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco. Estamos à disposição para bem atendê-lo.

Graça Advogados

Rua Ana Néri, 166

CEP: 86015-610 – Londrina-PR

Brasília/DF

Curitiba/PR

São Paulo/SP

Contato:

(43) 3029-4464

(43) 99835-9045

contato@graca.adv.br

Veja outros
Conteudos interessantes